Análise de livro didático de Língua Portuguesa
Disciplina: PIPE – Práticas de Ensino Pedagógico
Professora: Adriana Cristina Cristianini
Alunos: Edson Maria da Silva Micheli Gonçalves Machado
Análise de livro didático de Língua Portuguesa
Livro: Tudo é linguagem
Autores: Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchazi
Ano: 8º série
INTRODUÇÃO
O livro didático Tudo é linguagem é utilizado na rede pública municipal da cidade de Uberlândia. Tem o selo de aprovação do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que consiste de um programa criado pelo Ministério da Educação para a distribuição e controle de qualidade dos livros didáticos distribuídos na rede pública de ensino do Brasil.
Ao propor fazer uma análise de livro didático, percebemos, enquanto professores em formação, ser uma atividade que nos elucida quanto ao papel do livro em sala de aula, pois, ao assumir uma postura crítica diante dos livros que são trabalhados nas escolas, buscando entrelaçá-los com conceitos e ideias de textos teóricos vistos durante a disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, nos coloca em uma posição, já de antemão, de avaliadores da qualidade dos livros didáticos de língua portuguesa. Na presente análise, o nosso foco será sobre um livro para o 8º ano do ensino fundamental.
Este trabalho analisa o livro didático em questão, a fim de demonstrar como é trabalhado o ensino de gramática e de linguagem. Procuraremos destacar qual é a concepção de linguagem na qual o livro se embasa para desenvolver o seu conteúdo, assim como procuraremos perceber se a concepção de linguagem é coerente com o trabalho e com a forma de ensinar.
DESENVOLVIMENTO
Análise do livro didático
Na apresentação do livro, as autoras pontuam a importância da linguagem e apresentam o livro ao aluno tentando aproximar a linguagem do cotidiano. Elas deixam