Fundamentos 2
FUNDAMENTOS DA
FISIOTERAPIA
Profª. Adriana Albuquerque
ETIMOLOGIA:
PHYSIOTHERAPY
=
FISIOTERAPIA
PHYSYO: Agentes naturais
THERAPY: Cuidado/tratamento/terapia
FISIOTERAPIA - DEFINIÇÕES:
Dicionário L. Portuguesa: “Tratamento das doenças por agentes físicos”.
Dicionário Médico: Tratamento com a utilização de agentes físicos naturais ou artificiais, como a água, eletricidade, radiação luminosa, frio, calor.
Vale-se também da atitude do repouso, do movimento. RESOLUÇÃO COFFITO - 8
Ciência aplicada tendo por objeto de estudos o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. OBJETIVOS:
- Preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função.
- Promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo à melhora da sua qualidade de vida.
FISIOTERAPEUTA:
É o profissional da área de Saúde, a quem compete métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. (Lei 938, 13/10/1969)
Profissional de Saúde, com formação acadêmica SUPERIOR, habilitado à construção dos diagnósticos cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta. (www.crefito.com.br)
REABILITAÇÃO
Dicionário L. Portuguesa: “Ato ou efeito de reabilitar” - Recuperação dos incapacitados
- Restituir o convívio social ou atividades profissionais - Recuperação de um doente ou um inválido para torná-lo capaz de retornar a uma posição digna na sociedade. Deficiência
Organização Mundial da Saúde (OMS - 1989):
“Classificação internacional das deficiências, incapacidades e desvantagens”
Deficiência – caracteriza-se por perdas ou alterações que podem ser temporárias ou permanentes e que incluem a existência ou ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda na função ou estrutura de um órgão ou