Organização do trabalho didático
Educação
Sistema de educação: educação por meio dos agentes sociais (pessoas, famílias, grupos informais, escolas, igrejas, clubes, empresas)
Sistema de ensino: inclui instituições e pessoas que se dedicam sistematicamente ao ensino.
Sistema escolar: rede de escolas e sua estrutura de sustentação.
Sociedade atual, - Há grande volume de informações e superficialidade do conhecimento. - A educação tem um papel importantíssimo de formar cidadãos e pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Buscamos a construção de uma sociedade capaz de pensar sobre seus problemas e de resolvê-los de maneira livre, criativa e independente.
Escola tem a grande responsabilidade na formação de uma sociedade, na formação do homem como ser social. Devem garantir, por meio de uma PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSCIENTE, as condições necessárias para que os educandos, nos diferentes níveis de ensino, RECEBAM e ASSIMILEM CRITICAMENTE o legado da cultura, compreendendo e reelaborando interpretações sobre o seu cotidiano e seu “estar” no mundo. Sociedade da informação e do conhecimento - essa mudança traz uma grande implicação para as escolas. Instituição por meio da qual é transmitida, de forma intencional, a herança social. - Responsável pelo desenvolvimento de novos conhecimentos. - Local de encontro e de convivência entre educadores e educandos: grupo que se reúne e trabalha para que ocorram as condições favoráveis ao desenvolvimento humano em diferentes áreas, seja ela cognitiva, afetivo-emocional, motora, social e profissional (intencional). Espaço socialmente aceito e designado para o desenvolvimento global do educando, motivando-o e capacitando-o para um bom desempenho social.
Do ponto de vista social: os poderes constituídos devem atuar como representantes dos interesses do povo. Do ponto de vista individual: os educadores devem investir na aprendizagem dos educandos.
Modo de produção: consumo de massas para um