Organização do trabalho didático
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NOS DIFERENTES MODOS DE ENSINAR
DANYELLE PRADO DE SOUZA
CAMPO GRANDE-MS
2014
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NOS DIFERENTES MODOS DE ENSINAR
Para elaboração deste texto síntese foram analisados quatro textos: Escola Moderna e organização do trabalho didático até o século XIX- Gilberto Luiz Alves; Emílio ou da Educação, Rousseau; Ensino Mútuo- Miscelânea e Didáctica Magna- Comenius.
Os textos citados servem de fonte para a análise da história do trabalho didático e os diferentes modos de ensinar.
Por esses relatos obtemos as informações necessárias para o conhecimento e entendimento do processo histórico educacional. Os principais critérios para o entendimento das relações educativas primeiramente é a compreensão do que se refere à forma social que a gerou seguido da relação educador- educando. Enquanto a necessidade da educação era apenas intelectual o ensino podia ser feito de maneira individual, apenas mestre e discípulo. Este era um modo de ensinar onde o mestre era detentor de todos os conhecimentos, acompanhando seu discípulo por um longo período, sendo considerado um ensino artesanal. Ainda na sociedade feudal houve uma maior demanda por instrução, neste momento os monastérios abriram precedentes ao desenvolvimento de um ensino organizado em classes e foram criados os espaços escolares. Com o aumento no número de estudantes aumentava a necessidade de um ensino coletivo, que pudesse atender muitos alunos ao mesmo tempo. Para abreviar o tempo e as despesas segue-se um método de ensino criado por Mr. Lancaster que, com auxilio de alunos mais adiantados no ensino, supria essa necessidade.
O texto Emílio ou da Educação de Rousseau foi extraído do livro A História da Educação através dos textos ( ROSA, Maria da Glória, 2001) cujo enfoque são os diferentes processos da educação, suas especificidades e