Organiza o do Trabalho Did tico
Organização do Trabalho Didático
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPO GRANDE/MS
2010
DANNY VILHALBA ANTUNES
Organização do Trabalho Didático
Trabalho realizado como exigência da disciplina de Organização do Trabalho Didático da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministrada pela professora doutora Samira Saad Pulchério Lancillotti.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPO GRANDE/MS 2010
INTRODUÇÃO
A organização do trabalho didático definida por Gilberto Luiz Alves é a relação educativa, os elementos de mediação e o espaço físico determinado. O educador é uma figura histórica, que não existia até o inicio da educação moderna, a relação predominante era ainda de preceptoria, uma relação educativa individualizada. Na modernidade segundo Gilberto, o ensino coletivo é o ensino simultâneo, que ensina tudo a todos, proposta de Comenio.
Antes da educação moderna a educação visava o domínio da língua falada, assim como seu desenvolvimento dos argumentos e discursos. A leitura e a escrita não estiveram sempre vinculadas. Até o momento as escolas eram voltadas para o religioso, para o clero, após muito tempo que as escolas passaram a constatar a necessidade de um ensino mais amplo.
E surgiram então vários modos de ensinar, em momentos históricos diferentes. Veremos a organização do trabalho didático dos mesmos e poderemos entender melhor a relação educativa de cada um, seus elementos de mediação,assim como seus instrumentos e métodos, além dos espaços físicos propostos.
MODOS DE ENSINAR
PRECEPTORIA, ENSINO MUTUO E ENSINO COLETIVO
A proposta de educação feita por Comenio nesse tempo deve acontecer conforme as necessidades existentes. A proposta feita por ele demora muito tempo a se concretizar, pois, não havia professores suficientes nas escolas propostas. Uma de suas fontes de estudo foi São Tomás de Aquino, mas, não utilizado em sua