A log stica surge na hist ria com os movimentos militares
A necessidade de transportar pessoas e objetos sempre existiram, mais os estudos sobre esse tema começou após a Segunda Guerra mundial, Jomini foi um dos pioneiros desse assunto onde citou (apud DORING, 1998, p.26), que escreveu: “Logística é a ação que conduz à preparação e à sustentação de campanhas”.
Após a Segunda Guerra Mundial, inicio dos anos 50 foi onde se iniciou os estudos mais específicos na área da logística, onde foram abordados os problemas de logística no âmbito empresarial.
A logística é responsável por toda a movimentação de materiais e insumos de um produto dentro de uma empresa, onde ela fica responsável por organizar e gerenciar a forma que objetos vão ser armazenados e trabalhados dentro da empresa.
Segundo Ballou (1993, p.24) A logística empresarial abrange todas as áreas de movimentação de armazenagem de produtos, que facilitam o fluxo desde o momento da aquisição da matéria-prima até o produto final chegar ao consumidor, também responsável pelo fluxo de informação que coloca esses produtos em movimento.
Para o estudo da logística são definidas três atividades com importâncias primarias.
Ballou (1993, p.24) define essas atividades com essências pois elas contribuem com a maior parcela de custo total da logística, e são essenciais para o cumprimento das tarefas, são os itens:
Transportes.
Manutenção de estoque
Processamento de pedidos
Transportes.
Na maior parte das empresas o transporte é parte da logística mais importante pelo fato que essa área absorve a maior parte dos gastos e por se essencial para a operação logística, um bom estudo de que forma vai ser realizado o processo de transporte pode trazer um rendimento maior e prazos menores de entrega do produto para o seu consumidor. Existem vários tipos de transportes que podem ser realizados os mais