organizaçao do trabalho didatico
Essa característica coercitiva da educação é fundamental para socializar os individu. Na visão de Durkheim, as pessoas tem incorporadas em si dois seres. O primeiro é o ser individual, que se caracteriza pelos estados mentais de cada um e pelos aspectos de sua vida pessoal. O segundo é o ser social , voltado para os comportamentos relacionados a sociedade em que vivemos.
A sociedade, para Durkheim, é composta dos seres socializados e integrados às regras do seu grupo. Assim como cabe à Biologia repassar a herança genética que caracteriza os aspectos individuais de cada ser humano , cabe à educação a tarefa da transmissão de tradições e de c´digos às pessoas para adaptá-las à convivência social.
Durkheim aponta duas condições para que haja educação. A primeira é que exista uma geração de pessoas adultase uma outra de jovens. A segunda condição é que a ação educativa seja exercida pela geração mais velha sobre a jovem. A geração mais velha já esta socializada e cabe a ela repassar os códigos de convivência social à geração mais jovem. Essa concepção de educação assemelha-se a uma estrada de mão única.
A ação educativa é de cima para baixo, da geração adulta para a geração de crianças e adolescentes. Os mais novos só recebem o conhecimento. Parecem vazios, nada têm a repassar. Já os mais velhos só transmitem. Parecem estar cheios, completos. Em boa parte das escolas brasileiras, a relação entre professores e alunos se dá dessa forma: o professor “sabe tudo” e o aluno nada tem a contribuir.
Para Durkheim, a educação deveria, ao mesmo tempo, ter uma base comum e diversificada. O que significa isso? Significa que, apesar das diferenças de classes sociais, todas as crianças devem receber idéias e práticas, que são valores do seu povo, da sua nação. Essa seria a