Trabalho sobre "a luta pelo direito"
Trabalho sobre "A LUTA PELO DIREITO" - RUDOLF VON IHERING
TRABALHO DE FILOSOFIA JURÍDICA
TRABALHO SOBRE “A LUTA PELO DIREITO”
1. INTRODUÇÃO 1.1. O AUTOR
Rudolf von Ihering, 1818 - 1892 Jurista e romancista alemão nascido em Aurich, Hanôver, foi pioneiro na defesa da concepção do Direito como produto social e fundador do método teleológico no campo jurídico. Estudou em diversas universidades alemãs e doutorou-se em direito na Universidade de Berlim (1842). Professor universitário em Berlim, Basiléia e Kiel e também na universidade de Giessem, paralelamente estabeleceu seu pensamento jurídico, baseado no estudo das relações entre o direito e as mudanças sociais. Expôs seu trabalho em uma obra de quatro volumes: “Geist des römischen Rechts” (O Espírito do Direito Romano) (1852 - 1865). A seguir passou a ensinar na Universidade de Göttingen (mais de 20 anos), onde escreveu a importante obra: “Zweck im Recht” (O Objetivo do Direito) (1877 - 1883).
1.2. ORIGEM DA OBRA
“A Luta Pelo Direito” deriva de uma conferência de Rudolf Von Ihering na Sociedade Jurídica de Viena ocorrida na primavera de 1872. Tal conferência foi publicada, de maneira consideravelmente ampliada, no verão do mesmo ano. A partir de 1874, sucessivas traduções da obra foram publicadas, fazendo com que Ihering concluísse que, o sucesso obtido por seu texto não decorria pelo simples gosto da novidade em geral, e sim, pela “justeza”, como ele mesmo disse, da idéia central abordada e defendida em sua tese.
1.3. A OBRA
Em “A Luta Pelo Direito”, Rudolf Von Ihering nos demonstra que a busca pelo direito tem como fim, a paz, mas, para obtê-la, faz-se necessária a luta. Segundo o autor, somente através da luta é que se dá vida ao direito. Ihering faz uma analogia bastante pertinente entre direito e propriedade, em tal comparativo, Ihering equipara a luta ao trabalho e a propriedade ao direito, logo, sem