Trabalho sobre o livro A Luta Pelo Direito
Prezados Alunos
Após leitura do Livro A Luta Pelo Direito, responda as questões abaixo indicando as páginas que o autor aborda os temas apresentados a seguir e faça um paralelo com a matéria aplicada em sala de aula:
1 - Defina direito. Sustente todos os âmbitos que esta palavra pode abranger. (mín. de 20 linhas)
2 - O que é justiça? Como ela se faz presente? Qual o papel do direito como mantenedora da justiça? (mín. de 15 linhas)
3 - Como os povos têm definido seus direitos no decorrer da história? Defenda seus argumentos com fatos da própria história, mediante breve pesquisa e comparação entre sociedades, épocas e situações diferentes. (mín. de 15 linhas).
4 - Reflita sobre o papel da justiça e dos direitos de cada cidadão e a impunidade que existe hoje em nosso país. Quais seriam as possíveis conseqüências históricas e sociais causadas pelo descrédito na justiça brasileira? Ainda acreditamos e lutamos corretamente por nossos direitos básicos? Quais seriam esses direitos básicos, primários de todo e qualquer cidadão? (mín. de 15 linhas)
5 - Em sua obra, o autor apresenta o direito objetivo e o direito subjetivo. Discorra sobre o tema, na visão do autor e diante da matéria aplicada. (mín. de 15 linhas)
6 - Discorra sobre a seguinte frase de Rudolf Von Ihering - “O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta. enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça – e isso durará enquanto o mundo for mundo –, ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta: luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.” (mín. de 15 linhas)
7 - Discorra e argumente sobre o seguinte pensamento do autor - “Todavia não é a estética, mas a ética que há de nos revelar se alguma coisa condiz com a essência do direito ou com ela entra em conflito. E a ética, longe de condenar a luta pelo direito, aponta-a como um direito dos indivíduos e dos povos, sempre que se achem