Trabalho sobre tuberculose
Agente Etiológico
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) A doença também pode ser causada (embora raramente) por outras espécies do chamado complexo M. tuberculosis, tais como M. bovis e M. africanum. Todos pertencem à família das micobactérias (Mycobacteriaceae), ordem dos actinomicetos (Actinomycetales)..
A BACTERIA:
É uma bactéria que pertence a família das Mycobacteriaceae e que tem morfologia bacilar ou cocobacilar, foi descrita pela primeira vez em 24 de março de 1882 por Robert Koch que subsequentemente recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina por esta descoberta em 1905. Seu genoma já foi sequenciado.
Ela é uma micobactéria BAAR (bacilo álcool ácido resistente), parasita intracelular, aeróbia facultativo (Designação aplicada a procariontes,que utilizam o oxigénio na respiração celular quando este se encontra no meio, mas recorrem a processos fermentativos quando este está ausente) que se divide a cada 16-20 horas. Este é um tempo relativamente longo comparado a outras bactérias que normalmente tem suas divisões contadas em minutos (por exemplo a E. coli pode-se dividir a cada 20 minutos aproximadamente). Ela é um pequeno bacilo, fino e encurvado, imóvel, em forma de bastão que pode resistir a desinfetantes fracos e ao ácido gástrico e pode sobreviver em estado latente por semanas e apenas consegue se desenvolver quando se hospeda num organismo.
A parede celular de Mycobacterium tem a particularidade de possuir cerídeos, ácidos micólicos que impossibilitam a coloração pela técnica de Gram. Para visualizar estas células, é necessário recorrer a técnica de coloração especial (Ziehl-Neelsen) mais agressiva. Com esta técnica, as células de Mycobacterium coram de vermelho (fucsina concentrada) e resistem à