Trabalho sobre a Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afecta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por tal motivo, pessoas com sistema imune menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta. Após a transmissão do bacilo, ocorrerá uma destas situações: o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a activação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária).
2. OBJECTIVOS
2.1 Geral
Estudo dos Problemas que causam a tuberculose na sociedade.
2.2 Especifico
Descrever o nível de infecção que causa a tuberculose.
Descrever os sintomas, diagnostico, tratamento, prevenção e transmissão da tuberculose.
Identificar as drogas e o esquema terapêutico da tuberculose.
3. FUNDAMENTAÇÃO
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias actuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos a partir de outras bactérias do género Mycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está directamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão directamente relacionados ao modo de viver e o