Contribuição Sindical
Este trabalho tem como objetivo a divulgação dos resultados encontrados pela equipe multidisciplinar Enfermagem/Agentes de Saúde em relação à tuberculose recidiva no município de Cacoal através do Ambulatório Especializado junto com o distrito indígena procuram ter êxito com o tratamento prestado a tal doença, no intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida a etnia Suruí. Nota-se que com esta parceria, onde existe a preocupação com a qualidade tanto técnica quanto a adequação a cultura da equipe de Enfermagem e Agentes de Saúde está sendo observado um grande avanço nos tratamentos. Para mostrar esses avanços serão analisados os prontuários de pacientes da etnia Suruí atendidos no ambulatório especializado e serão comparados os casos de TB recidiva de 1997 a 2007 com o objetivo de montar um gráfico comparativo, no qual irão ter dados significativos para analisar os êxitos frente às dificuldades encontradas, mostrando assim que quando há trabalho em parceria e com profissionais capacitados onde se espera que o sucesso seja alcançado.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Levantamento sobre a reincidência de tuberculose em pacientes indígenas da etnia Suruí, no período de 1997 a 2007, atendidos no ambulatório especializado no município de Cacoal- RO.
1.2 PROBLEMATIZAÇÃO
Será que a sociedade/ usuários conhece a Importância do trabalho da equipe multidisciplinar – Enfermeira/ Agente de Saúde realizado no ambulatório especializado em tratamento de TB recidiva.
1.3 HIPÓTESE
Os usuários não conhecem a Importância do trabalho da equipe multidisciplinar – Enfermeira/ Agente de Saúde realizado no ambulatório especializado em tratamento de TB recidiva.
A sociedade desconhece os dados obtidos em tratamento de tuberculose recidiva nos pacientes da etnia Suruí pelo ambulatório especializado do município de Cacoal.
Os pacientes abandonam o tratamento devido aos possíveis efeitos colaterais que a