Ambiente ba
Etapa 2
Passo 1
A criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo, sendo que a Espiral do Conhecimento no cotidiano profissional, trata-se da socialização do conhecimento tácito que é trocado e convertido em explícito através da externalização, iniciando-se assim o processo de combinação, onde novos conhecimentos combinados com os já existente geram novos conhecimentos para a organização, e, esse novo conhecimento é transformado em normas, procedimentos,etc.
Para a GC acontecer é necessário reunir o capital humano, a cultura organizacional e a tecnologia da informação. , é preciso que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde o ambiente seja propício à colaboração.
Sveiby (1998) coloca que a economia da era do conhecimento oferece recursos ilimitados porque a capacidade humana de gerar conhecimentos é infinita. Ao contrário dos recursos físicos, o conhecimento cresce quando é compartilhado, A gestão das pessoas, é a principal forma de evoluir o valor das empresas, visto que a grande dificuldade do momento em relação às organizações é mensurar seus ativos intangíveis. Segundo Nonaka e Takeuchi, “Quando as organizações inovam, elas não só processam informações, de fora para dentro, com o intuito de resolver os problemas existentes e se adaptar ao ambiente em transformação. Elas criam novos conhecimentos e informações, de dentro para fora, a fim de redefinir tanto os problemas quanto as soluções e, nesse processo, recriar seu meio”.
A GC aliada aos avanços tecnológicos, são alguns dos fatores que agregam valor a organização e com isso fazem frente ás altas competitividades do mercado e integram a cultura da organização.
Passo 2 Para ambos os líderes entrevistados, GC é todo conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, onde é necessário criar, implantar e gerenciar esses novos