Tres tipos de ambientes ba para a empresa
É possível perceber que há relativamente poucos casos de sucesso em Gestão do Conhecimento, isto deve muito provavelmente ao fato de a maioria dos programas de se apoiar na triste ideia de reter conhecimento.
Os chamados programas de retenção de conhecimento geralmente acabam desaguando, muitos dos nossos vão se aposentarem em breve e vão levar consigo toso seu conhecimento.
Há uma insistência em tentar resolver esse problema clássico contratando custosos programas de retenção de conhecimento, que acabam se mostrando, frustrantemente, de muito pouca utilidade.
O tipo de frustração é em boa parte resultado do conhecimento de em que consiste, e qual sua relação com a informação e com o conhecimento.
È extremamente importante a obtenção das condições certas para a criação do conhecimento na empresa, onde entra o conhecimento interorganizacional na espiral do conhecimento.
CINCO CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS PARA GERAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO E PROPONHA IDEAS.
A gestão de conhecimento é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas ultimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimento cada vez mais significativo por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Utilizando a gestão de conhecimento a empresa diminui os gastos em produtores e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores, os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com mais vontade, dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Na área da gestão do conhecimento está ligada a varia disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia,