Ambiente ba
É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da Campanha, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda, ou ainda a redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
O acidente só acontece onde falta segurança. Uma vez que a empresa deixa de fornecer os equipamentos adequados, todos estão correndo o risco do impacto que um acidente de trabalho pode causar. É claro que com o equipamento, o acidente não vai deixar de acontecer, mas com certeza será atenuado. Os riscos estão presentes em todos os setores.
A definição do estudo do ambiente de trabalho e a prevenção das doenças dele originadas são objetos de higiene ocupacional, da industrial e da higiene do trabalho.
As Pizzarias deverão ser mantidas nas mais perfeitas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC- 6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde ficam estabelecidas, entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento de uma PIZZARIA, que são:
I - Área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias - tendo estrados e prateleiras com altura mínima de 25 cm do piso;
II - Área independente para produção e manipulação de alimentos;
III - Área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação;
IV - Sanitários para funcionários, separados por sexo;
V - Vestiário separado por sexo, devendo possuir armários individuais e chuveiro;
VI - Lavatórios exclusivos e em posição estratégica para que os funcionários façam a higienização das mãos;
VII - Sanitários para público (consumidores) separados por sexo;
VIII - Todas as áreas e instalações deverão estar revestidas de material liso, impermeável, de cores claras, de fácil higienização (Piso, Paredes, Forro , Tetos, Portas e Janelas);
IX - Ambiente com iluminação uniforme, boa ventilação.
Para