Projeto cantigas de roda
CANTIGAS DE RODA: UM RESGATE CULTURAL
1- APRESENTAÇÃO
A cultura popular, como o próprio nome já diz, é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre as pessoas pertencentes a determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento, incluídos suas crenças, artes, moral, leis, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, etc.
Esses conjuntos de práticas e tradições são expressos através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, cantigas, superstições, brincadeiras e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo desta região, como na alimentação, na linguagem, na religiosidade e na vestimenta por exemplos.
Com o intuito de trabalhar, relembrar e transmitir tradições da cultura popular da região de Santa Clara o presente projeto que tem como tema central “Cantigas de roda: um resgate cultural” visa o trabalho pedagógico realizado por meio das brincadeiras de roda, contribuindo no processo de aprendizagem dos educandos mostrando a cultura popular do nosso povo, proporcionando momentos de interação entre toda a comunidade escola, pois, brincando de roda, a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória, aprende a lidar com problemas complexos e desenvolve conhecimentos para compreender o mundo.
OBJETIVO GERAL
Resgatar a cultura popular despertando o gosto pelas cantigas de roda, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou seja, cantada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, desenvolvendo a aprendizagem de forma prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Valorizar a nossa cultura, resgatando as cantigas de roda. * Possibilitar que as crianças vivenciem atividades que envolvam os textos. * Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura. *