Trabalho sobre tuberculose
Professora: Vera Gurjão.
Aluno: Zilvaniel Lima Costa.
Turno: Manhã.
Turma: 58.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
(TUBERCULOSE).
Escola: Escola Técnica De Educação Profissional.
Professora: Vera Gurjão.
Aluno: Zilvaniel Lima Costa.
Turno: Manhã.
Turma: 58.
TUBERCULOSE.
Belém - Pará
2013.
2
INTRODUÇÃO:
Este trabalho irá abordar acerca da tuberculose. A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença, porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele(lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso.
A tuberculose miliar consiste num alastramento da infecção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
CONCEITO:
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882).
Outras espécies de Micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti, também podem causar esta doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado e ossos também podem ser comprometidos.
AGENTE ETIOLÓGICO:
O Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo-de-koch instala-se nos alvéolos pulmonares e poderá manter-se incubado durante 90 dias. Os rins, o cérebro e os ossos, são alguns dos tecidos mais distantes onde a doença pode desenvolver-se.
SINAIS E SINTOMAS: * Tosse intensa e prolongada por três ou mais semanas; * Dor no peito e hemoptise (Expectoração sanguínea ou sanguinolenta