Trabalho sobre corte
A realidade da aplicação do vapor como força motriz foi em 1698 por Thomas Savery. Os trabalhos resultaram no motor alternativo a vapor.
A turbina a vapor demorou a ser desenvolida, no final dos seculos XVII e XIX foram registradas mais de 100 patentes. As primeiras turbinas foram desenvolvidas por Carl Gustav e Charles Parsons, do tipo impulso e do tipo reação.
A energia eletrica é fornecida atráves dos seguintes equipamentos: queimador, caldeira, turbina, gerador, condensador, trocador de calor e bomba
O transporte da máquina térmica e da energia entre os reservatórios térmicos é feito por meio de um fluido de trabalho, um dos mais usados entre as termelétricas é a água. Em algumas ocasiões, é usado líquidos metálicos nas usicas nucleares e térmicas, outro tipo usado também é o gás hélio.
Como o trabalho se converte de forma contínua, cada ciclo é chamado de ciclo de potência, este refere a taxa de conversão por tempo, joules/s, ou watts. O ciclo de potência quando muda das fases de evaporação e condensação é chamado de ciclo de potência e quando ele permanece na fase gasosa é chamado de ciclo a gás de potência.
Para a queima dos combustiveis são usadas as caldeiras, que permitem queimar em qualquer estado: sólido, líquido ou gasoso. Ela pode ser vista como um sistema onde as entradas são a água, o ar e o combustível e as grandezas de saída são o vapor e os gases resultates na combustão, como mostra a figura 1: Figura 1
O ciclo Rankine é o ciclo termodinâmico que mais representa o processo de geração de energia a partir do vapor d´agua, ou seja, ele converte calor em trabalho. Este ciclo mostra o processo de vapor das máquinas térmicas.
A diferença do Ciclo Rankine e do Ciclo Carnot está na adição de uma caldeira e a da ausencia de um condensador no processo isobárico.
O diagrama da Figura 2 abaixo é a representação aproximada do ciclo Rankine simples.
Figura 2
O Ciclo Rankine é composto por quatro processos, onde cada um