Trabalho sobre cortes
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DESENHO I
TRABALHO SOBRE “CORTES”
1) Definir “corte” e sua função no Desenho.
R.: Os cortes são utilizados em desenhos de peças e conjuntos para facilitar a interpretação de detalhes internos que, através das vistas, sem o emprego do corte, seriam de difícil interpretação.
2) Especificar ou definir: a) Corte total: O corte total ocorre quando a peça é cortada imaginariamente em toda a sua extensão.
b) Corte em desvio: Usa-se o corte em desvio para obter os detalhes que não estejam sobre uma linha contínua. Neste caso o plano de corte é “dobrado”, passando por todos os detalhes desejados. Cada vez que o plano de corte muda de direção, este é indicado por um traço largo, de forma similar às extremidades.
c) Meio corte: Usado em objetos simétricos, no qual corta-se somente metade do desenho, sendo a outra metade o desenho da vista normal. As linhas invisíveis de ambos os lados não são traçadas. Usa-se também combinar o meio-corte com a meia-vista, tornando o desenho bem prático sem perder informação.
Exemplos de meia-vista, meia-vista e corte total, meia-vista e meia-vista/ meio corte
d) Corte parcial: Quando deseja-se cortar somente uma parte da peça, usa-se o corte parcial. O corte é limitado por uma linha de interrupção (irregular ou em zig-zag). 3) O que é seção transversal? Exemplificar.
É um corte local da peça, sem o inconveniente de desenhar toda a vista relativa a este corte. As seções podem ser representadas diretamente na peça, “puxadas” para fora através de uma linha de chamada ou indicadas como um corte normal, omitindo detalhes.
Exemplo de seção sobre a vista
Seções projetadas fora da vista
Também pode-se combinar, em peças longas, linhas de interrupção e seções. Exemplo de seção