Trabalho Basico sobre Descarte de Fluidos de corte
Elementos aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado a fim de facilitar a operação de corte. Os fluidos de corte podem ser líquidos, gases e até mesmo sólidos. Freqüentemente são chamados de lubrificantes ou refrigerantes, em virtude de suas principais funções na usinagem: reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfície de corte e diminuir a temperatura na região de corte.
TIPOS DE FLUIDOS DE CORTE:
Emulsões (Água e Óleo):
-Óleo solúvel leitoso;
-Óleo solúvel semitransparente;
-Óleo solúvel transparente;
Solúveis Minerais: Formam emulsões leitosas quando misturados com água. Possuem boas propriedades lubrificantes, produzem bom acabamento nas peças e são mais baratos se comparado aos semi-sintéticos ou sintéticos. Possuem a desvantagem de serem menos refrigerantes e se deterioram mais rapidamente devido ao ataque de bactérias.
Solúveis Semi-sintéticos: Estes fluidos possuem em sua composição óleo mineral e substâncias químicas, chamadas de sintéticas que formam soluções em água. São, portanto uma mistura.
Possuem suficiente poder lubrificante para aplicações moderadas e pesadas, boas propriedades de umectação, permitindo mais altas velocidades e avanços, melhores propriedades de decantação e limpeza e maior resistência ao ataque das bactérias que os minerais.
Solúveis Sintéticos: São constituídos de substâncias químicas que formam soluções em água. Os tipos mais simples consistem de sais orgânicos e inorgânicos dissolvidos em água e são usados principalmente como fluidos para retificação de desbaste porque oferecem boa proteção anticorrosiva e boa refrigeração. Os tipos mais complexos contêm agentes umectantes que permitem que o fluido se espalhe mais eficientemente sobre as superfícies, sendo considerados de uso geral, com boaspropriedades de refrigeração e lubrificação, adequados então para serviço moderado a pesado.
COMO DEVE SER FEITO O DESCARTE DE FLUIDOS
Todo fluido de corte solúvel em água deveria sofrer uma espécie de