ISO 9001
Outro problema éo comprometimento do ar em decorrência dos aerossóis e dos vapores gerados pelo contato com superfícies quentes das peças e ferramentas empregadas. O dano potencial, nesse sentido, varia em função das propriedades físico-químicas do fluido de usinagem (pressão e aquecimento, por exemplo), da velocidade de rotação das peças trabalhadas e do aquecimento das superfícies.
Os fluidos de usinagem esgotados se forem despejados na rede pública ou diretamente em um corpo hídrico, retiram da água o oxigênio dissolvido necessário àmanutenção da vida aquática e podem causar mortandade àvida aquática. Além disso, possuem elevada toxicidade, devido às substâncias químicas presentes em sua composição e a outras substâncias e compostos que se formam durante o uso.
Os fluidos oleosos possuem ainda o agravante de dificultar o intercâmbio de oxigênio com a atmosfera
desenvolvimento de fluidos de corte ambientalmente menos agressivos e de métodos de aplicação em quantidades cada vez menores, ainda assim, este insumo básico requer gerenciamento com foco ambiental para a sua correta utilização.
Todos os setores e processos da atividade industrial geram resíduos e a indústria é a principal responsável pela poluição ao meio ambiente. Muitos desses rejeitos são tóxicos e precisam de cuidados especiais para não serem prejudiciais à saúde, nem à natureza.
Os resíduos se apresentam em diversas formas, como gases, cinzas, óleos usados e graxas, ácidos, borrachas, escórias metálicas, vidros, cerâmicas, entre outros. A destinação, tratamento e disposição final devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que os classifica de acordo com as reações que produzem quando são