Descarte De Fluidos De Corte
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Valmir Jose de Quadros
Componentes:
Julian César Elias;
Marco W. dos Santos;
Raiane de Oliveira Marinho.
O que são?
São fluidos com a função de lubrificar e diminuir a temperatura na região de corte. Podem ser líquidos, gases e até mesmo sólidos.
Tipos de Fluidos
Solúveis Minerais: Formam emulsões leitosas quando misturados com água.
Possuem boas propriedades lubrificantes, produzem bom acabamento nas peças e são mais baratos se comparado aos semi-sintéticos ou sintéticos.
Solúveis Semi-sintéticos: Estes fluidos possuem em sua composição óleo mineral e substâncias químicas, chamadas de sintéticas que formam soluções em água.
Possuem suficiente poder lubrificante para aplicações moderadas e pesadas.
Solúveis Sintéticos: São constituídos de substâncias químicas que formam soluções em água. Consiste de sais orgânicos e inorgânicos dissolvidos em água.
Danos a Saúde
A elevada velocidade de giro atingida pelas máquinas e/ou ferramentas e a pressão de fornecimento de fluido, provocam a formação de névoas ou aerossóis, que se dispersam no ambiente. Tem-se, então, o risco da inalação dessas partículas, com o efeito nocivo para a saúde do trabalhador. Irritações das vias respiratória, dificuldade respiratória.
Danos ao Meio Ambiente
As emulsões e fluidos sintéticos possuem uma gama diversificada de produtos químicos em sua composição de difícil tratamento e que, se lançados nos recursos hídricos ou no solo, podem provocar danos ao ecossistema e à população. Danos ao Meio Ambiente
Outro problema é o comprometimento do ar em decorrência dos aerossóis e dos vapores gerados pelo contato com superfícies quentes das peças e ferramentas empregadas. O dano potencial, nesse sentido, varia em função das propriedades físico-químicas do fluido de usinagem, da velocidade de rotação das peças trabalhadas e do aquecimento das superfícies. Os fluidos de usinagem mais problemáticos, do ponto de vista ambiental, são os