Projeto
O uso de fluidos de corte tem se tornado um ônus mensurável para a indústria mecânica atual, uma preocupação mundial, ao que diz respeito à preservação do meio ambiente e a saúde dos trabalhadores por se tratar de substâncias químicas.
Seu uso em excesso, dificuldade no descarte influência no processo produtivo e a rígida legislação ambiental, faz com que o fluido de corte seja responsável por uma grande parcela do custo final do produto.
A não utilização desses fluidos poderá ocasionar a queda de rendimento no processo produtivo, além da perda da qualidade dimensional e o acabamento superficial das peças.
Desse modo, há uma constante pesquisa na procura de técnicas alternativas, economicamente viáveis e adequadas, de utilização desses fluidos refrigerantes.
Visando estes problemas este trabalho vem com o intuito de mostrar um equipamento que irá auxiliar a quem deseja realizar a manutenção do fluido, visando atender a legislação ambiental e diminuir o custo de descarte destes fluidos.
2.0 OBJETIVO
O trabalho busca demonstrar a vantagem de um equipamento que tem uma função de auxiliar a indústria e seus funcionários na utilização especifica de limpeza do fluido. Visando diminuir os gastos: no processo de usinagem, na execução da mistura da solução do óleo refrigerante, no descarte do óleo inutilizável, na limpeza do fluido refrigerante do reservatório da maquina; proporcionando ao operador:
Menor contato com o produto toxico.
Prolongamento do tempo para a execução de abastecimento e descarte do fluido.
Ergonomia adequada, diminuição do esforço executado pelo operador no descarte.
Aumentar a qualidade de trabalho do operador.
Diminuir os gastos com descarte
3.0 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
3.1 COMPOSIÇÃO DO ÓLEO REFRIGERANTE
O óleo refrigerante é composto basicamente de Sais neutros, inibidores de corrosão, corante e água.
3.2 FUNÇÂO E INFLUENCIA DO FLUIDO REFRIGERANTE NA USINAGEM
O fluido de refrigente refrigera, lubrifica e