Fluídos de corte
Reutilização do fluído de corte, usando quantidade mínima na usinagem e desenvolver produtos biodegradáveis.
2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Utilizar o fluído de corte em menor quantidade na usinagem de peças, onde o fluído de corte está diretamente relacionado a custos, perigos à saúde e questões ambientais (descarte, reciclagem, etc.), minimizando o descarte.
3. INTRODUÇÃO
A utilização de fluídos de corte é imprescindível na usinagem de aços e particularmente na usinagem de aços inoxidáveis.
A possibilidade de utilização de quantidades mínimas de fluídos de corte através de sistemas específicos vem sendo investigados com resultados animadores. Além disso, a investigação de fluídos biodegradáveis ou de menor impacto ambiental, também tem sido alvo de pesquisas.
A pesquisa realizada revela o desempenho do novo produto e sua recuperação no tratamento, seu desempenho na proteção à saúde do operador. Utilizando as normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) Resolução 09/93 e a Resolução 362/2005.
Desenvolver um produto e reutilizá-lo é muito importante porque o fluído representa uma grande parcela do custo final na retificação, devido, principalmente, aos gastos com seu descarte e manutenção, principalmente com os danos ao meio ambiente. Também as ferramentas que são utilizadas na usinagem terão uma vida útil maior.
4. INFLUÊNCIA DO FLUIDO DE CORTE NA USINAGEM
Desenvolvendo esta pesquisa bibliográfica para realização do trabalho observou-se que o professor Anselmo Eduardo Diniz, do Departamento de Engenharia de Fabricação da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, trabalha há mais de 22 anos na área de usinagem de materiais. O mesmo diz que a usinagem é “o processo de trabalhar uma peça bruta com máquina-ferramenta para lhe dar a forma final desejada, removendo material em forma de cavacos ou de farpas”.
Faz-se