Mecânica automotiva
FORÇAS E POTÊNCIAS DE USINAGEM.
• Algumas definições padronizadas neste tópico: Para simplificar e facilitar o entendimento considerar que a força atuante ocorre sobre um ponto da cunha cortante da ferramenta, mas na realidade ela ocorre sobre uma área. O conceito que será visto neste tópico vale para todos os processos de usinagem. 1. FORÇAS DURANTE A USINAGEM. As forças serão consideradas agindo em direção e sentido sobre a ferramenta. Força será representada pela letra: "F". 1.1. Força de Usinagem (Fu) - A força de usinagem é a força total que atua sobre uma cunha cortante durante a usinagem. No processo de usinagem por abrasão (na retificação, por exemplo), a força de usinagem não é atribuída a uma aresta cortante única, mas sim sobre a parte ativa do rebolo num dado instante.
2
1.2. Componentes da força de usinagem - A componente da força de usinagem num plano ou numa direção qualquer é obtida mediante a projeção da força de usinagem (Fu) sobre esse plano ou direção. As componentes que assumem importância especial estão contidas no "plano de trabalho" e no "plano efetivo de referência".
1.2.1. Componentes da força de usinagem no plano de trabalho - Todas as componentes da força de usinagem no plano de trabalho contribuem para a Potência de Usinagem. Na decomposição da força de usinagem (Fu) obtemos as seguintes componentes: 1.2.1.1. FORÇA ATIVA (Ft) - É a projeção da Força de usinagem (Fu) sobre o plano de trabalho. A força ativa (Ft) decompõe-se em: a- Força de Corte (Fc) - A força de corte é a projeção da força de usinagem (Fu) sobre a direção de corte.
3
b- Força de Avanço (Fa) - É a projeção da força de usinagem (Fu) sobre a direção de avanço. c- Força de Apoio (Fap) - É a projeção da força de usinagem (Fu) sobre a direção perpendicular à direção de avanço, situada no plano de trabalho. Portanto por trigonometria tem-se que: Ft² = Fap² + Fa² ou seja, = ²+ ²
No caso em que o ângulo da direção de avanço (ângulo entre a direção de