Trabalho Sistema Bancario no Brasil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2014/04
SISTEMA BANCÁRIO NO BRASIL
SÃO PAULO
2014
Autores
NOME: John L. Lima Alves Vanessa R. Nunes da Silva
RA: B23214-5 B7939I-5
SISTEMA BANCÁRIO NO BRASIL
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. RETROSPECTIVA HISTÓRICA 2
1.1 O Banco Tradicional 2
1.2 A Fase Intermediaria 2
1.3 O Banco Atual 2 a 5
INTRODUÇÃO
A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre outros bancos e instituições privadas e as Caixas Econômicas fortalecendo o Sistema.
O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é formado por um conjunto de instituições, financeiras ou não, voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. É composto por entidades supervisoras e por operadores que atuam no mercado nacional e orientado por três órgãos normativos: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
De acordo com o art. 192 da Constituição Federal: "O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram.".
1. RETROSPECTIVA HISTÓRICA
1.1 O Banco Tradicional
Os bancos sempre guardaram, através do tempo, uma característica excessivamente nobre. As próprias gerências