REVOLUÇÃO FRANCESA
Vésperas da Revolução
No século XVIII a forma de governo da França era o Antigo Regime. A França era um país absolutista, ou seja, o Rei governava controlando a economia, justiça, política e até mesmo a religião. Não havia democracia, pois os trabalhadores não podiam votar nem opinar na forma de governo e quem se posicionasse contra era preso nas Bastilhas (prisão política da monarquia) ou condenado à morte.
A sociedade francesa era divida de forma hierárquica:
O Clero tinha o privilegio de não pagar impostos. No Segundo Estado havia divisão entre Palacianos ( pessoas que vivem em castelos reais), Provincionais (viviam no campo) e Toga ( Burgueses que comprovam seus títulos). O Terceiro Estado era quem sustentava toda a sociedade com seu trabalho e impostos.A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, desejavam melhoria de vida e melhor condições de trabalho e mesmo que a burguesia tivesse uma vida social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
Queda da Bastilha
Em 1789 o Terceiro Estado foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O Primeiro alvo foi a queda da Bastilha em 14/07/1789, pois era o símbolo da monarquia na França e foi o ato que marcou o inicio da revolução. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
Assembleia Nacional Constituinte
O rei, temeroso de perder o poder, concordou com a criação de uma Assembleia Nacional Foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza). O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembleia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza..No mês de agosto de 1789, a