Sistema Bancario Brasileiro
SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO
Trabalho realizado no curso de Administração, na disciplina de Gestão Financeira e Orçamentária I, sob orientação do professor Luciano Fernando Echterhoff.
União da Vitória
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
Devido a grande importância que o dinheiro possui hoje na sociedade, já que está diretamente ligado com a aquisição de bens de consumo e com o crescimento patrimonial, cada país, estado e cidade se organiza de forma a ter seu próprio modo de ganhar dinheiro.
Essa tal organização que busca o maior número de riquezas é definido por uma série de importantes órgãos do estado. No Brasil, esse órgão formador das estratégias econômicas do país é chamado de Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com o art. 192 da Constituição Federal: "O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram."
Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo abordar o Sistema Bancário Nacional, sua estrutura e os principais grupos que a caracterizam.
SISTEMA BANCÁRIO BRASILEIRO
Estrutura
O setor bancário brasileiro vem passando por profundas transformações ao longo dos últimos 15 anos. Com o fim da alta inflação e após a bem sucedida implantação do Plano Real, o setor bancário brasileiro passou por um processo de consolidação, no qual, por intermédio de fusões e aquisições de bancos, se evidenciou não só um aumento do grau de concentração do setor, como também uma redução da importância dos bancos públicos tanto em termos de número de instituições como em termos de participação de mercado.
Um outro elemento importante na mudança estrutural do setor bancário brasileiro foi a entrada de