Fus Es E Aquisi Es
Administração
5 Periodo
FUSÃO E AQUISIÇÃO DE EMPRESAS
Fusão: é quando as empresas envolvidas, geralmente com porte semelhante, combinam-se por meio de permuta de ações, dando origem a uma outra empresa. Ou seja, é a união de duas ou mais empresas que deixam de existir legalmente para formar uma terceira.
Aquisição é quando ocorre a compra do controle acionário de uma empresa por outra, determinando o desaparecimento legal da empresa comprada, implicando em alto grau de investimento e de controle, além de um processo de integração mais complexo.
As operações de F&A vêm se firmando como uma tendência global no mundo dos negócios. No Brasil, de acordo com um estudo publicado trimestralmente pela empresa
KPMG, o número de transações anuais cresce exponencialmente. Entre 1994 e 2007 a pesquisa aponta uma evolução de 175 transações anuais para 699 transações anuais no período. Nesse intervalo, ocorreram 4.731 transações de F&A, dentre as quais 2.696 envolveram investimentos de capital estrangeiro, sendo a expansão no número de operações diretamente proporcional ao montante aplicado no país.
Dentre as conseqüências dessa promoção, duas são particularmente relevantes para as operações de fusões e aquisições. São elas: a) Grandes investidores institucionais - que só podem investir em países que possuem o grau de investimento - poderão aplicar seu dinheiro no Brasil. Esses investidores, via de regra, buscam um retorno de longo prazo e prezam pela consistência e qualidade de seus investimentos. Dessa forma, grandes somas podem ser aplicadas em expansões de empresas sólidas e de credibilidade no mercado; b) Com o grau de investimento, espera-se a redução do custo do crédito no exterior, para as empresas brasileiras. Com mais crédito a um custo menor, as empresas podem se capitalizar e vislumbrar aquisições antes impensadas.
Exemplos:
Glencore e Xstrata
A mineradora anglo-suíça Xstrata e a empresa do setor de commodities Glencore