TRABALHO CAROLINA MENDES PROJETO INTERVEN O
Entretanto, para Silva, (1989 DIAS e DUARTE, 2005) esse processo pode ser amenizado com um programa dirigido de atividade física, o que permite aos indivíduos manterem níveis ótimos das funções para sua idade. Para a Organização Mundial de Saúde (WEINECK, 1991 DIAS e DUARTE, 2005) é considerado como idoso, o indivíduo que tem entre 61 e 75 anos de idade.
Segundo Rosa (1983 DIAS e DUARTE, 2005), alguns dos aspectos mais visíveis do processo do envelhecimento são as reduções da capacidade de locomoção, a redução da força física e a falta de firmeza das mãos e pernas. As funções sensoriais são as mais afetadas pelo processo de envelhecimento. A capacidade de ouvir começa a sofrer reduções, há o declínio da visão causado pela deterioração da córnea, da lente, da retina e do nervo óptico.
Devido a todo esse processo, há um comprometimento da coordenação motora e equilíbrio, e uma crescente diminuição do rendimento motor desses indivíduos idosos, podendo gerar regressões gradativas nas atividades diárias, profissionais ou psíquicas.
Comparando pessoas inativas na prática esportiva com pessoas ativas nesta fase, as diferenças individuais são muito mais observadas, pois a pobreza de movimentos conduz à atrofia da habilidade motora (MEINEL & SCHNABEL, 1984 DIAS e DUARTE, 2005).
2 ATIVIDADES FÍSICA
Uma das formas de combater ou minimizar os efeitos maléficos do envelhecimento é a prática de atividade física. O envelhecimento ativo está relacionado à prevenção e ao controle das doenças crônico-degenerativas, mantendo os idosos com uma boa aptidão funcional por mais tempo.
A diminuição da capacidade funcional