INTERA O ENTRE F RMACOS E A ALIMENTA O

530 palavras 3 páginas
INTERAÇÃO ENTRE FÁRMACOS E A ALIMENTAÇÃO
RESUMO
Nubia Andrades¹

Sabe-se que a alimentação pode interferir na absolvição dos medicamentos os alimentos que ingerimos quando em associação com um tratamento medicamentoso podem modificar o efeito desses medicamentos, podendo causar tanto efeitos benéficos ou indesejáveis. Para alguns medicamentos a ingestão junto com alimentos se faz essencial para que a sua ação seja desejada, reduzindo a possibilidade de manifestação dos efeitos colaterais, mas para outros medicamentos isso pode alterar de forma não desejada sua atividade, metabolismo e excreção renal, impedindo a ação do fármaco no corpo.
Diante do exposto nota-se que a idade influencia neste processo, pois os idosos necessitam de um cuidado maior onde há um grande risco quanto à interação destes fatores, além dos portadores de doenças crônicas e degenerativas. Ao longo dos anos os idosos passam por muitas mudanças fisiológicas podendo surgir alterações nutricionais e uso concomitante de medicamentos favorece ainda mais a perda de nutrientes contribuindo para perda de peso ou até a desnutrição. No idoso, o requerimento nutricional é diferenciado, devido à diminuição do metabolismo basal, aliada na maioria das vezes ao sedentarismo.
Em pacientes pediátricos é relevante avaliar a interação fármaco e alimentos, pois muitas vezes a aceitação é dificultosa, dificuldade de deglutição fazendo com que seja misturado o fármaco à alimentação para que o mesmo possa ser aceito muitas vezes anulando o efeito do medicamento.
Já em pacientes com uso de fármacos e nutrição enteral devem ser monitorizados devido a significância clinica destas interações a equipe de saúde deve elaborar um protocolo para a administração de fármacos em pacientes com nutrição enteral principalmente no contexto das UTIs.
Importante salientar que medicamentos e nutrientes são capazes de interagir entre si e esta interação é um problema de grande relevância devido às alterações na relação

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas