Trabalho RH
Quando se fala em selecionar, parte-se do pressuposto de que temos opções de escolha. Essa escolha deve ser a que melhor atenda a nossas necessidades. É assim que ocorre na seleção de pessoas nas organizações: buscamos escolher as pessoas que mais se aproximam de um modelo que pretendemos, o qual está associado as estratégias organizacionais.
Mas observa-se que ainda hoje esses processos são realizados sem intervenção de profissionais qualificados com as novas exigências do mundo atual ou com o conhecimento de novas correntes do pensamento.
Recrutamento: significados e tipos
As pessoas necessitam saber que a organização oferece vagas para determinado cargo, função ou atividade, e a organização, por sua vez, necessita encontrar essas pessoas. Daí a importância do recrutamento, que quando se inicia o processo de preenchimento de uma vaga.
Para fazer o recrutamento, pode-se utilizar um dos três tipos: interno, externo e misto.
Recrutamento Interno
Ocorre somente dentro da empresa. Funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.
Vantagens: menor custo; conhecimento prévio do perfil de desempenho do candidato; melhora do moral interno.
Desvantagens: pode bloquear novas ideias, experiências e expectativas; facilita o conservantismo; e favorece a rotina atual.
Meios: aviso no mural; jornal interno, via intranet ou e-mail para todos os funcionários.
Recrutamento Externo
Ocorre somente fora da empresa.
Vantagens: novas personalidades e talentos; inovação da composição das equipes de trabalho; atualização de estilo e tendência do mercado.
Desvantagens: despesas com anúncios, seleção e socialização do novo empregado; pode criar desconforto para os atuais funcionários da organização; e é menos seguro.
Meios: assessoria em recursos humanos; agência de empregos, utilizado por empresas de pequeno e médio porte; intercâmbio com outras empresas; anúncios em empresas