estabilidade das construções - vigas isostaticas
ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES I – “VIGAS ISOSTÁTICAS”
CAPÍTULO 01: “VIGAS ISOSTÁTICAS”
1. Objetivo:
O objetivo básico da cadeira de Estabilidade das Construções I é a determinação dos esforços que atuam numa estrutura, com o intuito de se executar obras que sejam estáveis.
Como Estrutura, entendemos o conjunto de elementos resistentes de uma construção que em princípio serão considerados como indeformáveis.
Assim, dada a estrutura abaixo composta por pilares AB e CD e por uma viga BC, submetida às cargas indicadas, deveremos como finalidade principal da Estabilidade, determinar os Esforços Internos Solicitantes e Externos Reativos.
P1
P2
H
B
C
A
D
Uma vez determinados os Esforços, o estágio seguinte é o Dimensionamento das diversas peças componentes da estrutura, seguindo rotinas específicas do material que será executada a obra. Assim, se a estrutura acima for de concreto armado, ela será dimensionada segundo sistemática de concreto armado, e assim por diante se o material utilizado for de madeira, aço, alumínio, etc..
2. Definições Gerais e Convenções de Sinais:
Seja um corpo rígido solicitado por forças externas.
Este elemento tem apoios cujas Reações são capazes de equilibrar as forças externas aplicadas. A determinação dos Esforços Reativos se faz aplicando-se as Condições de Equilíbrio, como já visto em Resistência dos Materiais.
Estando o sistema em equilíbrio, vamos imaginar que este corpo seja seccionado por um plano de modo a obtermos duas partes.
F1
F2
F3
F4
VI
MII
MI
I
RA
II
VII
RB
Vamos imaginar que se faça um corte imaginário no elemento acima, subdividindo-o em duas partes I e II.
Prof. Aiello Giuseppe Antonio Neto / Profa. Tatiana Aiello
2
ESTABILIDADE DAS CONSTRUÇÕES I – “VIGAS ISOSTÁTICAS”
3. Definições dos Esforços Internos Solicitantes e Convenções de Sinais:
Seja um corpo rígido solicitado por forças externas. Assim:
Esforço Normal ( N ) é a soma