Resumo livro arte de argumentar
ABREU, Antônio Suarez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 11 ed. São Paulo: Ateliê, 2006. 144 p.
p.9. A sociedade vem passando por dois contextos sociais paralelamente: uma é o crescimento da sociedade e a outra é que influenciadas pelo desestímulo educacional, restringidos as críticas da opinião pública, provocado pela mídia, fazendo com que a vida seja vivida com ausência de sonhos, tendo como consequência a ausência da felicidade.
p.10. O ápice em nossas vidas, a busca pela felicidade, seria melhor se gerenciada e compartilhada por pessoas que nos circulam, tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal. Para isso ser possível, é preciso que haja argumentação de ambas as partes, expondo assim seu ponto de vista, e seus motivos.
Sendo assim, “saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro”.
p.11. Depois de uma pesquisa realizada, chegou-se a conclusão de que para um país continuar líder mundial neste século, é necessário que seu potencial de gerenciamento e de argumentação seja alto, levando-nos a pensar na grande importância do desenvolvimento dessa técnica nos dias atuais.
p.12-13 Já é de conhecimento de todos que o importante é saber transformar as informações em conhecimento, e não somente saber as informações. Com a junção das informações se constrói o conhecimento.
Até filósofos fazem alerta sobre os perigos da cultura da grande massa, a mídia diminui a visão sobre as coisas, fazendo com que as pessoas enxerguem só o que ela quer que enxergue. Um método de defesa dessa visão é diversificar os mecanismos de pesquisa, e não ficar tão preso as