Resumo do livro - arte de argumentar
Resumo do Livro: “A Arte de Argumentar – Gerenciando Razão e Emoção”
(Antonio Suaréz Abreu)
A evolução da comunicação e da sociedade nos possibilitou maior abrangência de diversos assuntos, em diversos setores e situações, mas também resultados relacionados à vivência humana, quando tratamos do relacionamento profissional e pessoal. O aprendizado da argumentação gira em torno desta evolução, o qual nos permite a resposta do interlocutor, ao nosso favor e dele também, utilizando todas as técnicas argumentativas de modo ético e cooperativo.
O livro cita técnicas e maneira de persuasão, porém comenta a importância que devemos ter com o próximo, semelhante ou não, e que muitas das vezes ao convencer e vencer um desafio com alguém, temos então uma conquista particular. Existem valores éticos para seguirmos, e estes valores evoluem a cada aprendizado, com isso lidamos melhor com qualquer situação de persuasão ou convencimento, aprendendo cada dia mais e ensinando cada dia mais. É importante saber que cada um tem seu modo de agir e pensar, e a hierarquia que determinamos para nossos valores também são particulares. O interlocutor tem o importante papel de decifrar o seu público e escolher as palavras a serem ditas, de forma que não faça contradição a estes valores, sejam eles particulares ou generalizados.
É de extrema importância o gerenciamento das informações que muitas vezes são impostas pela mídia, para enxergarmos somente o que eles precisam mostrar, é necessário discernimento e a união do útil ao agradável. Para uma argumentação positiva o conhecimento é como o alicerce de uma grande construção, quanto mais amplo e resistente, maior poderá ser o resultado. É imprescindível que o receptor da mensagem possua confiança, e a confiança é algo que também é construído com o tempo, seriam então as paredes do projeto. Nenhum grande arquiteto é renomado