Resistencia Ementa
I – EMENTA
Figuras planas. Estrutura. Esforços. Esforços solicitantes.
II - OBJETIVOS GERAIS
Analisar o todo através das partes que interagem entre si, relativamente às diversas solicitações estruturais e às formas destas estruturas.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Permitir ao engenheiro a solução técnico-econômica para o material da estrutura e para a sua geometria.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Figuras planas: Momento estático, baricentro. Momentos de inércia e centrífugo, eixos e momentos centrais de inércia. Estruturas: Blocos, lajes, barras. Eixo e seção transversal. Isostaticidade e hiperestaticidade. Esforços: Externos e internos. Equilíbrio. Tensão normal e tensão de cisalhamento. Estado duplo de tensão. Esforços solicitantes: Linhas de estado. Vigas. Pórticos. Cabos. Treliças. Esforços internos: Forças Cortantes. Momentos Fletores.
V – BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica
BEER, F. O., JOHNSTON, E. R. “Resistência dos materiais”, McGraw-Hill, São Paulo, 1996.
HIBBELER, R. C. “Resistência dos Materiais”, São Paulo, Prentice Hall, 5ª edição, 2004.
Bibliografia Complementar
TIMOSHENKO e GERE. Mecânica dos sólidos. Livros Técnicos e Científicos, 1994.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAS – CIVIL
Código : 217 L
Prezados alunos e alunas do curso de Engenharia Civil da UNIP, sejam bem vindos aos conceitos e aplicações práticas da disciplina Resistência dos Materiais.
Trata-se de disciplina de fundamental importância na formação do engenheiro civil pois, a partir dos seus conceitos, são desenvolvidas as disciplinas profissionalizantes mais significativas para os projetos e construções de obras civis, tais como : estrutura de concreto armado, estruturas de aço e madeira, estruturas de pontes, estruturas especiais, etc. Também as disciplinas voltadas para técnicas construtivas baseiam-se nos conceitos de Resistência dos Materiais tais como cimbramento ou escoramento das estruturas, técnicas de execução de fôrmas e armação, sequência construtiva