trabalho quimica tribunal
Manifestações Clínicas
Intoxicação Aguda
Após exposição oral, as manifestações surgem num período de 45 min a várias horas.
Inicialmente, observa-se quadro gastrintestinal com náuseas, vômitos, diarréia, mal estar, tosse e dermatites. A estimulação do SNC ocorre com tontura, vertigens, cefaléia, alterações comportamentais, irritabilidade, desorientação, tremores, distúrbios da marcha (que evolui, nos casos graves, para fasciculações, tremores, espasmos e convulsões tônico-clônicas), parestesias (especialmente face, lábios e língua), hiperexcitabilidade evoluindo para coma e depressão respiratória. A morte é freqüentemente decorrente de depressão respiratória.
Obs: Convulsão pode ser a primeira manifestação para Lindano, Aldrin, Dieldrin e Toxafeno podendo ocorrer em menos de 20 min da ingestão.
As alterações cardiovasculares variam de arritmias até fibrilação ventricular. Podem surgir sinais de hepatite (vários compostos são hepatotóxicos).
Outras manifestações clínicas:
- Hipertermia: decorrente do processo convulsivo, alterações metabólicas ou de origem central;
- Agranulocitose, anemia aplástica;
- Acidose metabólica: devido às convulsões e hipoxemia;
- Reações de pele: urticária, hipersensibilidade, dermatite.
Obs: Se o produto contém solventes derivados do petróleo, considerar a possibilidade de pneumonia química, pelo risco de aspiração.
Intoxicação Crônica
Perda de peso, fraqueza muscular, ataxia, cefaléia, irritabilidade, insônia, anemia, aAlterações hepáticas. Efeitos estrogênicos. Alterações de pele: fotossensibilização e dermatite.
Tratamento
Assistência respiratória (intubação, oxigênio) com monitorização cardíaca por, no mínimo, 6-8 h;
Na ingestão: A indução de vômitos está contra-indicada pelo risco de convulsão súbita e aspiração. Proceder a Lavagem Gástrica seguido de Carvão Ativado e catártico salino. Na ingestão de pequena quantidade, fazer uso imediato do Carvão