PLANEJAMENTO ESTRAT GICO DE MARKETING
Para que possamos atingir os objetivos básicos do Marketing, vender mais a custos menores, satisfazer as necessidades do mercado, e criar necessidades para então satisfazê-las, precisaremos de um Planejamento, uma Estratégia.
Planejar é decidir no presente o que realizar no futuro, determinando metas, etapas e recursos necessários e como e por quem devem ser implementados. A base de um bom planejamento inicia-se no diagnóstico da empresa e seu ambiente, definindo claramente seus objetivos, porém o planejamento deve ser suficientemente flexível para adaptar-se a novas realidades, com base nas mudanças do mercado.
O futuro da empresa depende de um bom planejamento estratégico e, lembrando os objetivos básicos da área de marketing, podemos afirmar que este tem um papel muito importante na elaboração de um planejamento eficaz.
O planejamento estratégico de marketing começa quando a administração usa informações sobre o ambiente externo e os pontos fortes e fracos da própria empresa para desenvolver uma visão de longo prazo dos rumos que a organização deve tomar – a missão. A partir daí, o processo de planejamento avança para a especificação de como realizar essa missão. Como é mostrado na figura abaixo esse processo envolve a criação de uma declaração de missão, depois objetivos organizacionais e um plano de portfólio organizacional que descreva as relações entre os vários produtos e linhas de produtos. Juntos esses elementos formam o plano estratégico orçanizacional. ( Churchill, Gilbert A. 2003).
Lambin (2000) nos aponta algumas das vantagens, do Planejamento Estratégico de Marketing, como seguem:
Com base nos valores e na filosofia dos dirigentes, dissemina uma visão comum de futuro na equipe de colaboradores;
Faz claro o ponto de partida, descrevendo o que se espera para o futuro do negócio, possibilitando escolhas mais consistentes por parte da administração;
Instrumento de coordenação entre atividades e áreas funcionais,