Artigo aprender a estudar
2º Período = 2ª oportunidade por Dr.ª Sofia Silvério
“Ano novo, vida nova” é uma frase repetida a cada ano que passa. Esta máxima popular é o símbolo das esperanças renovadas que depositamos no Novo Ano que começa e, por isso, um excelente catalizador da motivação para a mudança, não necessariamente de vida, mas da forma como a vimos e de como encaramos os problemas. No fundo, uma mudança de atitude. O Ano Novo, pródigo em recomeços, traz consigo o início de mais um período escolar. Com este regressam, para muitos pais, as “dores de cabeça” habituais.... “Vasco, já fizeste os trabalhos de casa?”; “Tens testes esta semana, não devias estar a estudar?”; “Continuas a ter negativa a Matemática! Como é que é possível? Não disseste que tinhas estudado? E as explicações, não servem para nada?”.
Se se identifica com alguma destas situações, provavelmente também está preocupado em encontrar a solução “mágica” para melhorar o rendimento escolar do seu filho. (In)felizmente, soluções mágicas, não existem, mas algumas sugestões podem ser aplicadas desde já, aproveitando este espírito de novo recomeço. Encare o 2º período como uma segunda oportunidade.
Antes de nada, para que qualquer resolução de ano novo dê os seus frutos, há que passar à prática. E isso implica uma atitude pró-activa e algum dinamismo. Não vale de nada ficar à espera para ver o que dá. Digo-lhe desde já que se ficar à espera terá apenas mais do mesmo, ou seja, nada muda, excepto talvez a dificuldade cada vez maior de promover uma mudança de uma situação que ganha raízes cada vez mais profundas.
Ficam então algumas sugestões para pôr em prática agora e sempre.
Perceba, em conjunto com o seu filho e com o professor dele, a que se deve o seu baixo rendimento escolar. Estará relacionado com dificuldades de aprendizagem específicas; ansiedade aos testes; desmotivação escolar; problemas emocionais; falta de métodos e hábitos de estudo; distracção, …?
Acompanhe o dia a dia