Educação
Carolina Antonia Oliveira Barreto
RESUMO: Frequentemente os nossos alunos tem obtido notas baixas na sua carreira escolar. Muitos têm estudado na véspera das provas, isto é, tem estudado para tirar boas notas e não estudam para que possam aprender. O presente artigo apresenta formas de como estudar sozinho, com hábitos simples que ajudam muito para o sucesso profissional.
PALAVRAS – CHAVES: Hábitos de estudo; Técnicas de estudo.
1 INTRODUÇÃO: A vida do ser humano é um eterno aprendizado: nas primeiras sensações do nascimento, nos primeiros contatos com o mundo, no aprender lúdico da primeira infância, ate chegar à escola formal com seu ensino sistemático. Nesse momento da vida, o aprendiz se depara com uma quantidade enorme de informações que devem ser assimiladas, nos primeiros anos com atividades concretas, posteriormente com abstrações mais complexas.
O ato de estudar, na realidade, se inicia na sala de aula, com a atenção que o aluno deve dispensar ao ato de ensinar do professor, que por sua vez deve ser um facilitador nesse processo, ou seja, deve promover o encontro do aluno com o conhecimento especifico da disciplina em estudo, de modo que esse conhecimento passe a fazer parte dos sujeitos aprendestes de forma alquímica.
Entretanto, na realidade observase que parte dos alunos tem o costume de escutar passivamente o que o professor tem a dizer nas salas de aula, sem ter a mínima preocupação em questionar ou debater estas informações, preocupandose apenas em revisar estas aulas no dia da prova, visando apenas ser aprovado nas disciplinas.
O objetivo do artigo é demonstrar que com hábitos simples, mas eficazes conseguiremos aprender que nos servirá por toda a vida
2. OS SEGREDOS DE UM ALUNO DE SUCESSO! 3.1 Aula dada... Aula estudada hoje! A tarefa de casa deve ser realizada no mesmo dia no qual a aula correspondente foi dada. Na realidade, é necessário que exista um