TRABALHO PSICOLOGIA
Universidade Paulista - Unip, Goiânia, GO
RESUMO: Este trabalho tem como principal finalidade o aprendizado na matéria de Psicologia Jurídica, que é ministrada pela professora Anna Rogéria. A priori será resumido toda a matéria ministrada em sala de aula e posteriormente será resumido os conteúdos mais importantes dos capítulos 01 e 02 do livro “Introdução ao estudo da psicologia”, de Ana Mercês Bahia Bock, como pedido pela professora.
Palavras-chave: Psicologia, conceitos iniciais de psicologia,
1 - INTRODUÇÃO O objetivo da matéria Psicologia Jurídica, é relacionar o campo da psicologia com o campo jurídico. Mostrar as divergências, similaridades e complementariedades. Durante as aulas expositivas é usada uma metodologia característica da Psicologia.
Dentre os vários conceitos introdutórios, os mais utilizados, analisados e que terão uma maior abordagem durante o curso serão os conceitos de: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise.
PSICOLOGIA: Psicóloga, formada em Psicologia. Estuda o comportamento. Busca eliminar o problema. (PSI)
PSIQUIATRIA: Psiquiatra, formado em Medicina. Estuda a biologia do ser. Busca a eliminação dos sintomas. Uso de remédios.
PSICANÁLISE: Psicanalista. Independe da Psicologia. Estuda o inconsciente. Busca analisar a causa do problema. O método de atuação utilizado para fazer essa comunicação é a fala.
2 – A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Ciência e senso comum. No nosso cotidiano usamos e ouvimos o termo “psicologia” sem conhecimento. Exemplo: “Tenho que usar da psicologia para fazer meu filho”.
Na vida, todo nos utilizamos da verdade do senso comum. Este é circundado pela cultura. Este faz o caminho do hábito à tradição.
São consideradas áreas não cientificas: Filosofia e Religião.
A Psicologia é cientifica, e a ciência é um conjunto de conhecimento sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem rigorosa, técnicas e métodos específicos que podem ser