Modal Mar Timo
O modal marítimo é o mais utilizado no comercio internacional e como todos outros modais tem suas vantagens e desvantagens. Os custos do transporte marítimo são influenciados pelas características da carga, peso, volume, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e desembarque e localização dos portos.
Vantagens: Maior capacidade de carga; Transporta qualquer tipo de carga; Menor custo de transporte.
Desvantagens: Necessidade de transbordo nos portos; Distância dos centros de produção; Maior exigência de embalagens; Menor flexibilidade nos serviços aliados a frequentes congestionamentos nos portos. Além do marítimo existem o modal Fluvial e o Lacustre.
Fluvial: A navegação Fluvial é uma navegação interna, é a navegação pelos rios podendo haver transportes de qualquer carga com navios de qualquer tipo e tamanho desde que a via navegável os comporte.
Lacustre: É uma modal de transporte realizado em lagos seus princípios é a ligação entre cidades e países circunvizinhos. É bastante restrito pois poucos lagos são navegáveis, e em termos de profundidade.
As empresas marítimas costumam oferecer alguns tipos de serviço que são eles: Regular: operado segundo uma rota comercial pré-estabelecida;
Irregular: caracteriza-se basicamente pela inexistência de roteiros marítimos determinados, e é estabelecido em função das oportunidades de negócios surgidas em todos os portos.
Afretamento: recomendável quando houver grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, suficientes para ocupar todo ou parte de um veículo.
Nesta modalidade, o documento necessário para o transporte internacional é o Conhecimento de Embarque, também conhecido como Bill of Lading. Documento emitido pelo agente da empresa de transporte ou pela própria empresa de transporte. Registra o proprietário da carga exportada na sua consignação. Nele são informados: o destinatário, o consignatário, a quem deve ser notificada chegada da carga, o tipo de