Trabalho Psicologia
Pelo entendido, o objeto seria então o estudo aprofundado de como nossa mente trabalha, assim buscando entender as coisas que ocorrem voluntariamente e involuntariamente dentro dela, deste modo o estudo da psicologia também se aprofunda em saber quais os impulsos tomados por ela e o que leva a cada impulso, tendo assim a distinção entre sensação e percepção que seriam fatores fundamentais para tal analise. Então os estudos buscam os conteúdos armazenados na mente e quais os elementos que dispõe a mente para construir a sua realidade.
As técnicas de psicologia contribuem para que pessoas identifiquem elementos desconhecidos por elas, que as impulsionavam em direção a comportamentos indesejados, a incertezas e a angustias.
2 -Definir que é sensação e percepção?
Sensação: o processo de transferência de informações relativos aos fenômenos externos ou estado orgânico por meio de estímulos para o cérebro. Depende da capacidade do individuo de captar informações.
Percepção: processo de transferência de estimulação física em informação psicológica. Por meio da percepção a pessoa interpreta as informações sobre os fenômenos do mundo que a cerca, os fenômenos do mundo interno a ela e a posição que ela ocupa no espaço. Depende da memória e do pensamento.
3 Quais as características da sensação, explique cada uma e de exemplo?
As características seriam:
Limiar (inferior e superior):
Limiar inferior de sensação É o nível mínimo de intensidade de um estímulo capaz de produzir sensação reconhecível pelo indivíduo. Abaixo dele, tudo se passa como se o estímulo não existisse. Ex: limiar de dor e de incômodo com o toque.
Limiar superior de sensação danifica os mecanismos de recepção, deixando de ser registrado; ultrapassa a possibilidade de resposta desses mecanismos; e/ou atinge um “patamar de saturação”, de tal ordem que suas variações deixam de ser detectadas pelos receptores.Ex: o desmaio como fuga para “poupar” o sistema nervoso;