Reda O Ava
As preocupações com o desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta têm causado debates em todo o mundo, com a finalidade de buscar um equilíbrio entre o meio ambiente, os seres humanos e a biosfera. As empresas exploram os recursos naturais em busca de melhorias do bem-estar, contudo não se leva em total consideração o que tais explorações podem causar, pois o risco que emerge essas mudanças climáticas e as consequências a ela associada podem acabar com tudo que a humanidade conquistou. Cria-se assim a necessidade de processos de mobilização, troca de informações, esclarecimento dos problemas e soluções desses, mas estabelecendo sempre suas prioridades.
É essencial que a população, bem como as empresas, adotem medidas sustentáveis, a fim de reduzir o desperdício de água, energia elétrica e o destino correto de resíduos, como por exemplo o esgoto. Essas medidas podem contribuir com o desenvolvimento sustentável ao longo prazo.
A política social que o Brasil adotou para tornar modelo econômico mais competitivo acabou com avanços sociais importantes, com a valorização de mão de obra empregada, pagando baixos salários aos trabalhadores, privando-os dos benefícios econômicos e sociais do desenvolvimento. O que pode contribuir para o desenvolvimento econômico e humano de um país é a sua visão de natureza e como seu povo com ela se relaciona, e conscientizar a população e empresas que os recursos naturais são limitados e finitos e que se preserve o equilíbrio ecológico e reduza as agressões ao meio ambiente.
Não há sustentabilidade nem desenvolvimento sem o respeito humano ao ser humano, e a condição física e biológica sobre o planeta. A solução para essa questão, embora complexa, pode estar no modo do ser humano e empresas conceber o desenvolvimento e na forma do seu agir coerente com essa compreensão.
Dessa forma concluímos que, superar o problema social e ecológico e promover o desenvolvimento sustentável, sem dúvida, é tarefa a ser