Trabalho pit
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Maiara da Silva Leffa Tamires Justi Rocha Tatiane de Melo Salvaro
ATIVIDADE PRÁTICA ESPECÍFICA: EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL. KLABIN S.A
CRICIÚMA, JUNHO DE 2012 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Maiara da Silva Leffa Tamires Justi Rocha Tatiane de Melo Salvaro
ATIVIDADE PRÁTICA ESPECÍFICA: EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL. KLABIN S.A
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Intermediária II, e solicitado pelos professores Fernando Marcos Garcia, tendo como empresa pesquisada a Klabin.
EQUIVALENCIA PATRIMONIAL
Nos dias de hoje tornou-se comum ouvir a expressão de que sociedades cada vez mais estão participando diretamente do capital de outras sociedades. Em função desses investimentos permanentes que a quantidade expressiva de empresas passaram a adotar o Método de Equivalência Patrimonial e apresentar demonstrações consolidadas.
Um dos objetivos fundamentais da contabilidade é prestar informações da realidade da empresa, a situação a respeito da vida. A forma de avaliar esses investimentos permanentes em outras sociedades tem de ser analisado com bastante atenção, pois além das suas atividades a empresa participa dos resultados da atividade de outra empresa.
Visto isto, aumenta a importância de compreender e denominar a classificação, apuração e contabilização das consolidação das demonstrações contábeis de forma que a investidora possa avaliar sua situação financeira e patrimonial.
As Normas Internacionais de Contabilidade define equivalência patrimonial como método de consolidação contabilística na qual o investimento em uma associada é inicialmente reconhecido pelo custo e a quantia escriturada é aumentada ou diminuída para reconhecer a parte da investidora nos prejuízos ou lucros da investida depois da data da aquisição.