open pit mining
1. INTRODUÇÃO
As explorações minerais fornecem produtos minerais a humanidade há, pelo menos provadamente, 30.000 anos.
A seleção do método de lavra é um dos principais elementos em qualquer análise econômica de uma mina e sua escolha permite o desenvolvimento da operação. Comumente o método de lavra é designado como sendo a técnica de extração do material. Isso define a importância de sua seleção, já que todo o projeto é elaborado em torno da técnica utilizada para lavrar o depósito.
Na mineração a céu aberto o método open pit (abertura em cava) é um dos métodos mais aplicados na lavra a céu aberto. Desde longa data que o homem tem recorrido a este método para a exploração de jazigos aflorantes ou situados perto da superfície.
Por tanto ao tratar deste tema (open pit) o grupo pretende detalhadamente dar a conhecer os mecanismos de operação desenvolvidos dentro deste método ate a extração do mineral.
2. OBJECTIVOS
Geral:
Consolidar as técnicas usadas no método open pit.
Específicos:
Clarificar a relevância que este método tem na mineração a céu aberto.
Dar a conhecer a sequência dos trabalhos desenvolvidos por este método ate a fase de extração do mineral.
Especificar os tipos de equipamentos usados no open pit.
3. MÉTODOS DE LAVRA À CÉU ABERTO
A mineração à céu aberto pode ser definida como uma escavação superficial para remoção de minerais de interesse econômico. Pode ser empregada para a explotação de minerais metálicos e não metálicos (industriais, enegéticos) em depósitos próximos à superfície, geralmente com profundidades menores que 150 m. O tamanho dos depósitos pode variar de poucas toneladas (ouro) até 100 milhões de toneladas (ferro).
4. CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE LAVRA À CÉU ABERTO
Mineração de pláceres:
Método de calhas e represas (panning and sluicing)
Método de desmonte hidráulico (hidraulicking)
Métodos de dragagem (dredging)
Mineração de open pits:
Método de bancada