Layout produtivo
Layout/Arranjo Físico
Discente:
Mattheus Sehn Peronico
2012
Sumário
1. Introdução 1
2. Definiçao de layouts/arranjos fisicos 2
3. Tipos de Layouts 3 3.1. Arranjo Fisico Posicional 3 3.2. Arranjo Fisico por Processo 4 3.3. Arranjo Fisico Celular 4 3.4. Arranjo Fisico por Produto 5 3.5. Arranjo Fisico Misto 6
4. Reformulação de Arranjo Fisico 7
5. Conclusão 9
6. Referência 10
1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO DE LAYOUTS/ARRANJOS FÍSICOS
Arranjo físico ou layout, nada mais é do que decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. Definindo a localização física dos recursos de transformação, sendo responsável pela maneira pela qual os recursos transformados fluem pelas operações. Os arranjos físicos têm como objetivo a função de minimizar os custos para a operação, que são associados com o fluxo de recursos transformados ao longo de todo processo.
A implementação de arranjos físicos podem constituir operações complexas de longa duração dependendo do tamanho dos recursos de transformações envolvidos. O rearranjo inadequado de uma operação pode causar uma paralisação no seu funcionamento, causando possíveis perdas na produção. Um arranjo improprio pode causar padrões de fluxos longos ou confusos, estoques desnecessários de materiais, longo tempo de processamento, operações inflexíveis, fluxos imprevisíveis e altos custos.
3. TIPOS DE LAYOUTS 3.1 Arranjo físico posicional
Segundo Petrônio (2005), o material permanece fixo em uma determinada posição e as maquinas se deslocam até o local executando as operações necessárias.
É também conhecido como arranjo físico de posição fixa, pois como dito a cima mantém o cliente, serviço ou produto parado, enquanto funcionários, equipamento, instalações e maquinário movem-se na medida do necessário. Um exemplo deste tipo de layout é a construção de pontes, como não é possível