Historia da arte
Esse período, conhecido com Idade Média ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453. No contexto histórico do período, que começou na Europa, o Império Romano do Ocidente sofreu uma invasão bárbara, no século V, e o governo ficava nas mãos de Carlos Magno, um imperador do Ocidente que fez a cultura greco-romana quase desaparecer. Seus princípios eram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupação com as figuras humanas, sendo a Igreja Católica a propagar a arte nos monastérios. Esse período vai até o século X, com o surgimento do Renascimento e as grandes navegações. A arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado de Românico, começou a surgir, nos séculos XI e XII, na Europa.
Características:
Na época, era utilizada a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas); Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de se estar no céu. As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus; Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Sua arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.
Arte gótica Comércio começou a ser intenso no século XII e as pessoas começaram a se deslocar do campo para a cidade. Anteriormente, o modo de vida da população se concentrava no campo, nos mosteiros, onde a arte se desenvolvia. E, a partir daí, ela começa a se instalar nas cidades. No início do século, a arte