Trabalho Lideranca 1
1. Introdução 4
2. História Do Magazine Luiza 5
2.1 Missão 7
2.2. Visão 7
2.3. Premissas 8
2.4. Valores e Princípios 8
3. Cultura Organizacional 8
4. Gestão Estratégica na Organização 11
5. Participação no Mercado 12
6. Concorrentes 13
7. Perfil de Clientes e Público Alvo 15
8. Liderança 17
Considerações Finais 20
Bibliografia: 22
1. Introdução
As grandes empresas buscam constantemente meios para manter sua posição ou conquistar novos mercados, diante de uma concorrência agressiva e clientes cada vez mais exigentes.
2. História Do Magazine Luiza
Em 1957, o casal - Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato - adquiriu uma loja denominada “A Cristaleira”, especializada em confecções, presentes e utilidades, situada na principal rua comercial da cidade de Franca, interior de São Paulo. Algum tempo depois, através de uma pesquisa feita junto aos clientes, foi então “rebatizada” com o nome Magazine Luiza, devido ao prestígio de Dona Luiza na cidade.
Na cidade de Franca a loja se notabilizou pelo atendimento, gerido pelos próprios donos, especialmente dona Luiza, que também supervisionava a expedição e fazia pesquisa de mercado. Em 1966, fortalecendo a imagem de empresa familiar, são admitidos como sócios a irmã de Luiza, Maria Trajano Garcia e seu esposo, Wagner Garcia.
O Magazine Luiza crescia sólida e lentamente. Já na década de 1970, mais precisamente em 1976, é inaugurada a loja que os fundadores chamam de “número um” em Franca. Com 500 m², é a primeira loja de departamentos da rede. Os filhos dos sócios começam a atuar mais ativamente na direção, em especial Luiza Helena Trajano, a sobrinha de Luiza Trajano. Já sob a gestão da nova geração, o Magazine Luiza começa a mudar sua gestão rentável, porém conservadora de negócios.
Na década seguinte, em 1981, o Magazine Luiza implantou o sistema de computação para controle de vendas e estoque. Provavelmente foi a primeira rede do varejo brasileiro a fazer tal implementação. Em