teoria
Lilian Freitas da Silva
Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem.
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Orientadora.
RESUMO
Liderança é um tema amplamente discutido, e desde a antiguidade vários autores propõem diferentes definições. Existem muitos estudos sobre o tema, mas poucos abordam ou discutem as dificuldades que os enfermeiros enfrentam para exercer a liderança e pode-se observar na prática que poucos enfermeiros são líderes. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades que os enfermeiros encontram para liderar suas equipes, relatados em artigos científicos no período de 1970 a 2005, além de descrever os conceitos e sua evolução.
Foram lidos 34 artigos que constituíram a amostra desde trabalho. Baseada na análise dos dados,pode-se concluir que o conceito de liderança evoluiu desde chefiar pessoas e exercer influência sobre elas, a trabalhar em e com a equipe desenvolvendo-a e crescendo com ela. As principais dificuldades do enfermeiro em liderar apontadas, são relacionadas à integrar administração e assistência, a estabelecer relacionamentos efetivos com a equipe e a delegação de tarefas.
Descritores: Liderança; Equipe de enfermagem; Enfermagem.
Silva LF, Cunha ICKO. Liderança em enfermagem: conceitos, evolução e dificuldades dos enfermeiros.
Rev Enferm UNISA 2005; 6: 58-63.
INTRODUÇÃO
Falar sobre líder, liderança e como se deve liderar uma equipe é algo muito complexo. Tanto o termo liderança como líder foram sofrendo várias transformações com o passar dos anos. Estes termos são muito discutidos e apresentam várias definições. Os primeiros conceitos sobre liderança surgiram na antiguidade quando Platão acreditava que o líder fosse um ser onisciente capaz de dar origem ao Estado ideal, de cujo caráter e direção era o criador, enquanto que
Maquiavel pensava no líder como aquele que